Faça o seu cadastro!

CASAMENTO - DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO

Frequentemente atendo mulheres que encontram dificuldades de comunicação no seu casamento, se sentem incompreendidas pelos parceiros e até solitárias dentro do seu próprio relacionamento.

Da mesma forma, ouço homens se queixarem das mulheres como seres misteriosos, incompreensíveis e impossíveis de se agradar.

Decepção

A dificuldade na comunicação entre homens e mulheres sempre foi considerada um dos maiores desafios no casamento. Mas a partir deste texto, você será capaz de compreender melhor as atitudes de seu parceiro e perceber o que ele faz de precioso por você.

Espero que as considerações a seguir possam amenizar o clima de disputa, de decepção e de raiva de vários casais que simplesmente não conseguem se entender, minimizando as dificuldades de comunicação.

Homens são de Marte?

John Gray, em seu livro “Homens são de Marte e Mulheres são de Vênus”, escreveu que “homens esperam, equivocadamente, que as mulheres pensem, se comuniquem e reajam da maneira que os homens o fazem; as mulheres erroneamente esperam que os homens sintam, se comuniquem e respondam da maneira que as mulheres o fazem. Nos esquecemos de que homens e mulheres devem ser diferentes.”

EXATAMENTE! Homens e mulheres são diferentes, graças a Deus!

Nós, mulheres, imaginamos que se nosso parceiro nos ama, vai fazer ou dizer algo que gostaríamos, pois seria exatamente o que faríamos para ele. Mas essa é uma suposição baseada em um parâmetro inviável!

Ele sente as coisas de forma diferente de você, reage muitas vezes de modo completamente estranho e, definitivamente, demonstra seu amor de forma incompreensível para você. Repito: A natureza de homens e mulheres não é igual! Então, realmente homens e mulheres pensam e agem de forma diferente, como se fossem de lugares distintos.

O mistério do casamento, ou relacionamento duradouro está em compreender essas diferenças, conformar-se com o fato de que seu companheiro não vai agir como você agiria, ou quer e encontrar uma forma de explicar para seu homem o que você precisa dele e como ele pode te agradar.

Então pare de querer transformá-lo em uma mulher. Se esse “sonho” se tornasse realidade, você provavelmente deixaria de amá-lo, porque o que nos atrai no homem é sua natureza totalmente oposta.

Amo meu marido por ele ter uma visão tão diferente da minha, por conseguir manter a calma quando estou em ponto de ebulição, por ter uma postura masculina frente a vida, por ter cheiro e voz de homem, enfim, porque ele é diferente de mim e me complementa.

Se encontrarmos soluções criativas para conseguir conviver bem com nosso parceiro no dia a dia do casamento, respeitando o jeito dele e sendo compreendida e amparada por ele, então teremos a chave para o amor duradouro no casamento.

Deixando algumas críticas à parte, reconheço que o bestseller de Jonh Gray, desenvolvido após uma longa carreira de terapia de casais e muita observação, tem pontos de grande relevância que podem nos auxiliar na ciência de uma aliança de sucesso.

Diferenças

Em resumo, o autor aponta as seguintes diferenças entre os sexos:

  1. Quando a mulher conta para seu parceiro algo que a está incomodando, ela pretende obter sua empatia e ser acalentada;
  2. A mulher tenta modificar seu homem, a fim de melhorá-lo. Subitamente, ela dá vários conselhos de como ele poderia fazer algo de forma mais eficiente. Entretanto, ele se sente incomodado e controlado porque não pediu opinião, não quer conselhos;
  3. O senso de si mesmo do homem envolve ter poder e ser competente, alcançando metas sem ajuda de ninguém;
  4. O senso de si mesma de uma mulher é definido pelos seus sentimentos e pela qualidade dos relacionamentos. Portanto adora se comunicar, oferecer assistência e acalentar;
  5. Os homens ficam motivados e fortalecidos quando se sentem necessários. As mulheres ficam motivadas e com autoridade quando se sentem acalentadas.

Nessa altura, você certamente está pasma com as diferenças entre homens e mulheres, quanto às formas de interpretar atos e de se comunicar com o mundo, o que acaba causando problemas de comunicação, se não souber identifica-los.

Parou para pensar em quantas coisas fazemos no dia a dia, que podem colocar a estabilidade familiar ou o nosso casamento a perder, simplesmente porque os pontos de vista de homens e mulheres são diversos?

Observe que quando um homem está com problemas, não gosta de dividir com ninguém, sequer pede palpite. Prefere se isolar e ficar em silêncio.

Receptividade

Os homens detestam ser corrigidos ou que lhes digam o que fazer.Quando uma mulher oferece ajuda ou conselho não solicitado, não faz ideia de que está criando uma situação de humilhação e diminuição do seu amado, pois equivale a dizer que ele é incompetente.

Por isso, homens não são muito receptivos à certas informações e não gostam de pedir informação quando se perdem na cidade, resistem em contratar um profissional para consertar coisas em casa, detestam ler manuais e ficam furiosos se comparados a outro homem.

Ah! E quanto mais você insistir que seu companheiro deve mudar a forma como faz algo, maior será a recusa dele em mudar. Já passou por isso?

Liberdade

No dia a dia, os homens precisam de um tempo sozinhos, ao passo que as mulheres só querem a companhia deles. O tempo que homens gastam em frente a TV, jogando videogame, assistindo vídeos de piadas, fazendo exercícios, jogando futebol com os amigos, é perfeitamente saudável e natural.

Não significa que não gostem de sua companhia, ou que não tenham sentimentos por você, apenas anseiam por uma espécie de liberdade individual momentânea!

Os homens não entendem que quando uma mulher se chateia com algo no trabalho ou com os filhos, ela só precisa desabafar e ser ouvida. Eles imaginam que ela queira uma resposta objetiva e indicam soluções simplistas que nos irritam profundamente, como: “peça demissão desse emprego e encontre um que realmente goste”, “basta abrir mão de certa coisa que estará resolvido!”

Portanto, não é nada óbvio para seu parceiro que você precise de um abraço, ou que precise que ele lhe ouça atentamente, considerado que ele não desejaria isso no seu lugar.

Clareza

É preciso ser clara sobre o que você quer que seu companheiro faça pois, por ser tão profundamente diferente de você,ele não tem como deduzir isso sozinho.

Que tal parar de esperar determinadas atitudes e dizer claramente e exatamente o que você quer?

No meu próximo artigo “CASAMENTO – Dicas para comunicação eficiente”, vou deixar sugestões imperdíveis de atitudes que você deve mudar imediatamente e explicar a forma mais adequada de lidar com as diferenças entre homens e mulheres. Ao seguir essas dicas, você ficará surpresa com os resultados!

Portanto, se inscreva para receber as próximas novidades, dicas e, ainda, um bônus super especial sobre relacionamento, que somente será disponibilizado àqueles que se inscreverem.