Temos o péssimo costume de atribuir ao parceiro a culpa de todos os problemas, focando exclusivamente no que o parceiro faz ou não faz. Mas e você? O que faz para afastar seu companheiro? Nesse artigo vamos acender os holofotes sobre as suas atitudes apenas.
São providências simples que, se utilizadas de forma correta e consistente, possuem o poder de transformar o seu casamento ou relacionamento.
No post “CASAMENTO – Dificuldades de Comunicação”, descobrimos por que é um verdadeiro desafio compreender as atitudes masculinas e por que eles nos acham seres tão indecifráveis. (Para compreender por completo as sugestões a seguir, é preciso ler o post anterior).
Como coach de relacionamentos, tomo a liberdade de fazer algumas sugestões para introduzir uma mudança de postura e auxiliar você, mulher de compromisso, que está em busca de se comunicar de forma eficiente com seu parceiro.
É preciso introduzir uma mudança de postura da mulher. De nada adianta tomar conhecimento das atitudes que incomodam seu marido, se nada fizer para se tornar mais atrativa aos olhos dele. Então essa é uma chamada para ação!
Preciso que você assuma o compromisso de cumprir as regras seguintes, à risca, durante um mês. Seja persistente, deixar velhos hábitos é mais difícil do que se imagina. Use um diário para anotar as impressões e comentários do seu marido e as consequências positivas do seu esforço.
Ao final dessa experiência, releia suas anotações e tire suas próprias conclusões. Você ficará impressionada com a influência que seus atos têm sobre seu companheiro e sobre o seu casamento. É um efeito dominó. Você não consegue mudar o outro, mas se você muda sua atitude, ele devolve uma reação completamente diferente!
Evite criticar ou dar conselhos não pedidos. Resista à tentação.
Oferecer a um homem um conselho não solicitado é presumir que ele não saiba o que fazer ou não seja competente o suficiente. Pode parecer bobagem, mas é exatamente essa mensagem que chega ao subconsciente masculino.
Após um mês sem dar pitacos não solicitados, é possível que as coisas se invertam no seu casamento e seu parceiro comece a pedir sua opinião que, somente assim, será bem vista aos olhos dele.
Pare de reclamar que seu marido não conversa, não se abre e não tem diálogo
Se ele está chateado com algo, ou em silêncio, não insista e dê-lhe um tempo. O impulso seria fazer-lhe uma séria de perguntas, dignas de Sherlock Holmes, tudo com intuito de ampará-lo e cobrir-lhe de afeto. Mas não é o que ele deseja!
Para ampará-lo, é preciso parar de oferecer o que você gostaria de receber e passar a oferecer o que ele realmente quer!
Solução: Ao suspeitar que ele está com algum problema, faça uma única pergunta não invasiva, como por exemplo, como foi o dia dele ou se precisa de um tempo sozinho.
Constatado que ele não quer conversar, permita que tenha esse espaço (assistir TV, sair para caminhar, jogar um pouco, ler um jornal, verificar o whatsapp, etc). Resista à tentação de conversar. Quando ele estiver pronto, poderão debater sobre o problema e provavelmente ele retribuirá com uma abertura de diálogo e com muito mais disposição.
Sempre que reclamamos de algo, o homem interpreta que queremos uma solução.
Quando quiser somente desabafar, falar mais e mais do mesmo problema, explique ao seu marido que gostaria de ser ouvida, de desabafar, para que você mesma coloque as ideias em ordem.
Esclareça que ele não precisa achar uma solução, mas somente escutar. Isso vai facilitar as coisas para ele, que poderá relaxar e ouvir tudo sem ter que procurar uma solução.
Quando um homem não se sente necessário e valorizado pela sua parceira de vida, fica desestimulado no relacionamento e cada vez mais distante. Sabendo disso, pare de criticá-lo e mude sua postura, substitua críticas por elogios.
Estudos mostram que para cada 1 crítica são precisos 3 elogios, ou seja, os efeitos de uma crítica são tão nefastos, que são precisos em média 3 ou mais elogios sinceros para neutralizar esses efeitos. Mas isso é discussão para um artigo só sobre este assunto.
Force-se a elogiar. Enalteça as habilidades de seu marido, ressalte tudo aquilo em que ele é bom! Faça-o se sentir o homem mais valorizado do mundo!
Para conseguir que seu parceiro mude algo no comportamento dele, nunca faça uma imposição ou comando, pois o resultado seria o oposto. Use sua criatividade para induzi-lo discretamente e, ao final, ele pensará que a ideia foi dele mesmo.
Cuidado com a forma que você faz reclamações (das frustrações do dia, da dificuldade de ser mãe e profissional ao mesmo tempo, da falta de dinheiro e até mesmo do clima!!).
Os homens têm a curiosa tendência de deduzir que as reclamações decorrem, de alguma forma, da incapacidade dele em te suprir as necessidades.
Exemplos: Você lamenta que não pôde viajar nas férias. Ele interpreta como uma crítica por ele não ter conseguido pagar as férias. Você trabalha fora e reclama que chega muito cansada, que o chefe é exigente, que o colega é chato, mas seu marido interpreta que você está cansada porque ele não dá suporte financeiro para que você deixe de trabalhar.
Para solucionar esse mal entendido, sempre comece explicando que você aprecia o quanto ele tem feito e se esforçado, ou o quanto ele alivia seu problema.
Assim, você pode reclamar que está cansada do trabalho, acrescentando que é maravilhoso ter o apoio dele quando chega em casa. Você lamenta que não pôde viajar nas férias, mas que da próxima vez fará uma preparação financeira com mais antecedência, pois foi apenas problema de organização.
Essas dicas são muito eficazes para melhorar o relacionamento como um todo. A convivência fica mais leve, porque ambos recebem o que precisam: os homens se sentem valorizados e as mulheres amparadas.
As mudanças sugeridas não são alcançadas automaticamente, mas com certa persistência podemos desenvolver uma nova postura diante dos problemas de comunicação.
É claro que você não pode, nem deve, se calar ou não ser você mesma, mas uma breve reflexão para compreender o comportamento masculino, antes de iniciar uma discussão acalorada, pode salvar o relacionamento.
Persista! Basta escolher a forma certa de se expressar e a comunicação entre o casal será bem-sucedida.Fez sentido para você?
Se inscreva, clicando neste link, para que receba antecipadamente novos conteúdos e nosso e-book preparado especialmente para você.